Basketball Without Borders 2024

A participação dos brasileiros no Basketball Without Borders Américas 2024, o BWB

Ma

Maicon Silva

@_brasildraft

há 4 meses

Junior Kemm

Altura: 1.89m, Envergadura: 2.00m, Peso: 80kg

Kemm, mais uma vez, deixou números decepcionantes na sua linha de estatísticas nos jogos, sendo o aproveitamento (30.4% FG) e os erros (8 AST/7 TOV) os principais pontos negativos.

De todo modo, o armador sempre foi um prospecto de uma avaliação complexa, e seu controle de bola, tal como suas capacidades atléticas, se destacaram em especial nas ações de transição. Essas características se mantiveram presentes no lado defensivo da quadra. Junior é um dos melhores defensores de perímetro desses jovens.

A falta de disciplina e concentração chamou atenção - de modo negativo. Foram demasiadas ações nas quais parecia “não levar a sério” o jogo e fazer apenas o que passava em sua cabeça.

No fim, fica um gostinho de “esperava mais”. Quando iremos ver Kemm ter um bom aproveitamento em seus arremessos?


Pedro Pastre

Altura: 1.94m, Envergadura: 1.98m, Peso: 93kg

Pastre ainda enfrenta uma transição dentro de seu estilo de jogo, sendo bastante utilizado como criador de arremessos e menos como um organizador.

No torneio, foi exatamente o que ele demonstrou: um ala de boa estatura com uma mecânica de arremesso extremamente limpa. Mesmo em arremessos que a bola não caiu, era notável o quão consciente e confortável ele estava em tentar tais ações.

É necessário questionar como Pedro irá moldar seu jogo, além da shotmaking, mas isso é algo a se pensar apenas depois dele ter essa skill consolidada.


Lucas Milchevski

Altura: 1.97m, Envergadura: 2.06m, Peso: 98kg

Aqui tivemos uma agradável surpresa no lado ofensivo da quadra. Além de uma boa medição, Lucas se mostrou um ala com inteligência acima da média para enxergar janelas de passes.

Se destacou mostrando upside como um slasher. Foi capaz de pisar no garrafão com alguma constância.

O arremesso parece um passo atrás de tudo que citei. Por vezes, claramente desconfortável para adaptar sua mecânica para certas situações.

Fica a nota negativa para sua defesa da bola. Teve algumas complicações para navegar entre screens e mostrar um bom tempo de reação.


Matheus Monteiro “Jamelão”

Altura: 1.75m, Envergadura: 1.80m, Peso: 69kg

No torneio, Jamelão mostrou a coisa mais importante e necessária para seu estilo de jogo: que ele pode arremessar de longa distância.

Apesar do aproveitamento não jogar a favor, ele pôde mostrar muita confiança, uma mecânica funcional e um range expandido nas suas tentativas.

O ritmo e estilo de competição não contribuem com o estilo dele, que é de um armador criador e pensante, então não fomos capazes de ver esse seu segmento em prática.

Matheus foi, de longe, o atleta com as medições e resultados mais tímidos nos testes físicos, pesando, por exemplo, apenas 152lbs (69kg).


Augusto Toledo

Altura: 1.97m, Envergadura: 2.12m, Peso: 80kg

Augusto teve uma tremenda série de exercícios e medições, com uma envergadura positiva em 15,2 centímetros! Braços infinitos!

Ofensivamente ele ainda é uma incerteza. Os braços longos vão exigir bastante tempo para ele adaptar seu arremesso - apesar de já parecer promissor. Ele não é um atleta que atuará com a posse da bola, tampouco criará situações e vantagens para seu ataque. Conforme o tempo passa, sua função ofensiva deve ficar mais evidente.

O grande trunfo de Augusto é sua versatilidade defensiva, sendo - no nível atual - capaz de defender qualquer atleta da posição 1-2-3-4.

São apenas 177lbs (80kg) para Augusto. É de se imaginar que, com braços tão longos e tamanha disposição defensiva, seu jogo passe a ser mais próximo ao garrafão - em ambos lados da quadra -, então uma maior imposição física pode se fazer necessária daqui um tempo.


Danillo Araújo

Altura: 2.03m, Envergadura: 2.13m, Peso: 101kg

Em um papel bem mais discreto, Danillo era um dos atletas com maior imposição física em termos de altura, peso e envergadura.

O Brasileiro teve uma produção notável em ações como roller, demonstrando paciência e um bom touch dentro da área restrita, usando a envergadura para fugir de contestações. A grande notícia foi o arremesso de longa distância, que foi efetivo e, mais do que isso, se mostrou confortável durante todas as partidas de Danillo.

Apesar de alto (2,03m), é difícil de imaginá-lo como um 5 de ofício nessas condições de altura + atleticismo. Será que a mobilidade é suficiente para ele ser um 4 em um futuro próximo?


O maior banco de talentos do basquete brasileiro. Um ecossistema completo para mudar o jogo!

Em breve em todas as lojas de aplicativos.

Mockup Rupers Brasil
  • Atletas

    Faça parte dessa revolução!

    Junte-se à maior plataforma de networking esportivo e tenha acesso a oportunidades ilimitadas para elevar sua carreira e descobrir talentos incríveis.

  • Treinadores

    Coloque suas conquistas em destaque!

    Avalie e seja avaliado pelos seus atletas, promovendo um ambiente de reconhecimento e crescimento mútuo, além de gerenciar seus próprios camps.

  • Clubes

    Torne-se um catalisador de talentos!

    Descubra novos talentos, gerencie seus elencos e organize peneiras com um único clique.