Rupers Brasil

Paulistano vence Corinthians em final da Série Ouro e se torna tricampeão da LDB

Ra

Rafael

@aspectsbrasil

há 28 dias

Na grande final da Série Ouro LDB 2024, o Paulistano ganhou do Corinthians e se sagrou tricampeão do maior campeonato de base do país! Com um placar de 78–70, a equipe dos jardins saiu com o troféu pelo segundo ano consecutivo. 

O plano tático do técnico Renan Custodio foi fundamental para a vitória; ele conseguiu, com uma defesa inteligente e incansável, fortificar muito o garrafão e pressionar o homem da bola, fazendo com que Tico, Enrico e Kauan combinassem apenas para 4 pontos (2 de lance-livre) e 1/17 nos arremessos no primeiro tempo. Com isso, deixou Jonathan, que não tem o costume nem obrigação de pontuar, mais livre. Essa situação fez com que apenas Lucas Cardoso e Jonathan pontuassem no primeiro quarto e, no segundo, somente Kauan pontuou do trio. No ataque, muita fluídez, fazendo a bola rodar bem sempre procurando o melhor arremesso. Com o ataque mais dinâmico, uma defesa intensa e coletiva, além da diferença no aproveitamento — positiva para o time da casa — , o Paulistano abriu uma vantagem de 9 pontos no primeiro quarto e ampliou para 22 até o intervalo.

Não dá para vencer jogos em que você converte 2 bolas do perímetro em 20 minutos, ainda mais quando o adversário acerta 8 em 14 tentativas. Os três principais pontuadores do time combinaram para 1 arremesso certo em 17 tentados, isso é 5.9% de aproveitamento!!! Foram quatro assistências para o Corinthians contra treze do Paulistano — sendo este um time muito mais coletivo, sem nenhum destaque solo, mas com uma vantagem de 44–22 e apenas um jogador acima dos 10 pontos (Andrezão com 11).

Na volta do intervalo, outro jogo. O lado do Corinthians começa a fluir, enquanto o do Paulistano torna-se cada vez mais individual, diminuindo sua coletividade, que foi o principal motivo da vantagem de 22 pontos; muito por conta da defesa de quadra toda corintiana, que forçou ataques mais rápidos, muitas vezes precipitados. Esses foram os principais motivos da diminuição do placar e para o time alvinegro ter ganho, parcialmente, os dois últimos quartos.

Nesse jogo, ficou nítido o porque o Paulistano tinha a melhor defesa do campeonato: eles estão sempre ativos, pressionando e incomodando o adversário de alguma forma. Além disso, é completamente impossível vencer uma partida de basquete arremessando 5/20 (25%) do perímetro e ver o seu adversário acertando 13/28 (46%). São oito de diferença, 24 pontos.

Destaque para o Andrezão, que muito merecidamente foi o MVP da final, e quase anotou um duplo-duplo, matando bolas de 3 e sendo presente em todo momento que esteve em quadra; usou bem sua altura e força, anulando Kauan, o candidato a MVP do campeonato.

Destaques da partida:

Pelo Paulistano

Andrezão: 14 pontos, 8 rebotes, 2 tocos, 2/3 do perímetro, 6/11 FG
Atauri: 12 pontos, 2 bolas do perímetro, 5/8 FG (62,5%) 
Vitinho: 12 pontos, 8 rebotes, 6 assistências, 3 bolas do perímetro 

Pelo Corinthians

Lucas Cardoso: 16 pontos, 8 rebotes, 2 roubos, 2/3 do perímetro
Kauan Raymundo: 17 pontos, 10 rebotes, 4 tocos 

O maior banco de talentos do basquete brasileiro. Um ecossistema completo para mudar o jogo!

Em breve em todas as lojas de aplicativos.

Mockup Rupers Brasil
  • Atletas

    Faça parte dessa revolução!

    Junte-se à maior plataforma de networking esportivo e tenha acesso a oportunidades ilimitadas para elevar sua carreira e descobrir talentos incríveis.

  • Treinadores

    Coloque suas conquistas em destaque!

    Avalie e seja avaliado pelos seus atletas, promovendo um ambiente de reconhecimento e crescimento mútuo, além de gerenciar seus próprios camps.

  • Clubes

    Torne-se um catalisador de talentos!

    Descubra novos talentos, gerencie seus elencos e organize peneiras com um único clique.